domingo, 18 de maio de 2014

Lembrança do Buda Sakyamuni no Vesak

lua_cheia
Celebra-se o Vesak. Visakha (também Vesakha, Vesak, Wesak, etc.) é o antigo nome para o mês lunar indiano da primavera correspondente ao nosso abril-maio.

De acordo com a tradição, o nascimento do Buda, a sua iluminação e o seu Parinibbana (passagem) ocorreram todos nas noites de lua cheia dos meses de Visakha.

Esses eventos são comemorados nesse dia no festival do Vesak (Visakha Puja) que é celebrado anualmente em todo o mundo do Budismo — seu apogeu no Brasil em 2014 se dá em 14 de maio.

O budismo não se enquadra na definição tradicional de religião, ou seja, em: " 'religar (-se)' a seres sobrenaturais, ou adorá-los, ou a eles submeter-se".

A etimologia do termo religião tem sido distorcida, pelo menos desde a Idade Média. A tradução do termo latino religio, onis não corresponde necessariamente a "religar (-se)" a algo, conceito amplamente difundido associado a tal palavra. Em breve, publicaremos uma adaptação de artigo em inglês, inédito, que versa sobre esse assunto.

A associação de "budismo" a "religião" é inapropriada, de vez que esse ensinamento não se enquadra no conceito tradicional associado a essa palavra. Isso visto, pode-se apreciar o legado do buda sob o correto ponto de vista, ou seja, o das quatro nobres verdades e o caminho óctuplo sugerido como forma de lidar com essas verdades — ler artigo relacionado.


3 estágios do Buda_up

Vesak, como vimos, é o dia de nascimento, iluminação e passagem (Parinibbana) do Buda Sakyamuni, que ocorreram no mesmo dia do ano. Esses eventos são comemorados por todos os budistas em todo o mundo entre o final de abril e o começo de maio.

retrato buda sakyamuni moldura
Em comemoração a esse evento, quero lhes apresentar o único retrato conhecido do Buda Sakyamuni, feito por um seu discípulo com dotes artísticos Alegre

Saiba mais sobre sua história e o alcance do seu ensinamento lendo o artigo O Legado do Buda, aqui mesmo no Empatia é quase Amor.

lamparinas

Feliz Vesak e Paz, Força e Alegria a todos(as) vocês!







domingo, 11 de maio de 2014

Homenagem À Mãe


Mãe-Terra[12]
Mãe-Terra, a Mãe de todas as Mães
não à guerra_up
Todas as mães dizem “Não à guerra, sim à Paz!”

Não mais…
Síria
 
E que os Guias Internos e o Grande Espírito ajudem a curar todas as feridas e prevaleça o espírito de reconciliação…